26 de ago. de 2012

Psicologia - Símbolo e significado




“O que é psicologia?”

Você sabe o que quer dizer Psicologia?
O que faz um psicólogo ou psicóloga?



Podemos começar definindo a palavra psicologia. 



A definição de psicologia poderia ser dada por sua origem grega:

Ψυχολογία = Psyche + logia.

Psyche quer dizer alma ou mente e também era o nome da Deusa “Psiquê”, que na mitologia grega era esposa de Eros, o nosso famoso cupido.
Note que a primeira letra, Ψ (psi), é o símbolo da Psicologia, a figura acima. 






Logia vem de logos, que quer dizer: discurso, conhecimento, ciência. Deste modo Psicologia é a ciência da alma e da mente. É a ciência que estuda a mente e o comportamento.

A psicologia é tanto um campo de estudos acadêmicos (em Universidades e faculdades) como um campo de aplicação dos conhecimentos: consultórios, hospitais, clínicas de saúde mental, em empresas e organizações.

Deste modo, a psicologia é uma ciência (campo de conhecimentos) e uma profissão, que foi regulamentada no Brasil em 1962.

O objetivo principal dos psicólogos e psicólogas é entender e explicar o pensamento, a emoção e o comportamento das pessoas.

Quanto à área de aplicação da psicologia, podemos dizer que qualquer lugar onde se encontre uma pessoa, poderíamos ter um psicólogo atuando – dada a definição anterior.

Encontraremos a psicologia também em escolas, esportes e em outras áreas que lidam com a saúde mental.

Conheça mais sobre psicologia em http://site.cfp.org.br/ (Conselho Federal de Psicologia).

24 de ago. de 2012

Entrevero Gaúcho e Tradição Farroupilha

Setembro chegando e também aproximam-se os dias de Acampamento Farroupilha, tradicional festa Gaúcha. Então, nada melhor que deliciar-se com em entrevero, prato prático e típico dos acampamentos farroupilhas em todo o Rio Grande do Sul.
(Logo abaixo da receita, leia um pouco sobre a Tradição Farroupilha).

FOTO: ALVARÉLIO KUROSSU, maio de 2010


Ingredientes do delicioso "entrevero", prato tradicionalmente servido nos acampamentos farroupilhas e nos centros de tradições gaúchas do sul do Brasil:



200g de bacon picado
200g de coração de frango
200g carne de frango
200g carne de bovino
200g carne de suíno
200g linguiça
1 pimentão picado
1 cebola picada
2 tomates
folhas de alface
molho de soja
fatias de queijo
maionese
pães

Modo de preparo:

Comece refogando em uma frigideira o bacon e o coração de galinha, deixe dourar bem.
Enquanto isso, em outra panela, refogue a cebola e o pimentão picados.
Agora junte o bacon e o coração na mesma panela da cebola e pimentão.

Usando a mesma frigideira, refogue a linguiça em rodelas e a carne de porco em pedaços pequenos, quando estiverem dourados junte na outra panela, sempre em fogo baixo.

Volte para a frigideira, coloque a carne bovina e o frango em pedaços, quando cozinharem irão pra panela também.

Agora é hora de misturar tudo e aumentar o fogo.

Entre com os tomates picados e o molho de soja (menos de meio copo) e misture tudo.


Receita de Entrevero
Abra os pães (pode ser cervejinha, pão francês, cacetinho (sul), baguete..), espalhe maionese, coloque uma fatia de queijo e por cima de tudo, capriche no entrevero de carnes, para finalizar, uma folha de alface.


Vá preparando e servindo ou cada um faz o seu entrevero.

Taí, uma bela refeição ou um lanche completo para satisfazer paladares gaúchos e dos amigos dos outros estados também.

Experimente.

A Tradição Farroupilha

Em Porto Alegre o evento ocorre todos os anos de 7 a 20 de setembro no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (apesar de se chamar "semana farroupilha").


As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Acontecendo-se a Revolução Farroupilha, desde o século XVII o Rio Grande do Sul já sediava as disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças locais, o término dessas disputas mereciam, do governo central, o incentivo ao crescimento econômico do Sul, como ressarcimento às gerações de famílias que lutaram e defenderam o país. Além de isso não ocorrer, o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo,passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter elevadas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.

Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro. Esses fatores, somados, geram a revolta da elite sul-rio-grandense, culminando em 20 de setembro de 1835, com Porto Alegre sendo invadida pelos rebeldes enquanto o presidente da província, Fernando Braga, fugia do Rio Grande.

As comemorações do Movimento Farroupilha, que até 1994 restringiam-se ao ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e ao feriado municipal em algumas cidades do Interior, ganharam mais um incentivo a partir do ano 1995. Definida pela Constituição Estadual com a data magna do Estado, o dia 20 de setembro passou a ser feriado. O decreto estadual 36.180/95, amparado na lei federal 9.093/95, de autoria do deputado federal Jarbas Lima, especifica que "a data magna fixada em lei pelos estados federados é feriado civil".


Gostou? Se desejar deixe seu comentário ou curta o Blog.

18 de ago. de 2012

Susan Boyle - Um show contra o preconceito

Duvido daquele que disser que ao assistir a apresentação de Susan, com suas reboladinhas e sua idade de 47 anos, com sua aparência física fora dos padrões de beleza mundial (ocidental), tenha acreditado que ela faria uma ótima apresentação e emocionaria a todos, realmente foi uma lição contra nossos "pré-conceitos" que devemos levar para os nossos dias e rever nossas opiniões quanto a capacidade e talento das pessoas, ás vezes não damos nem chance de mostrá-los e perdemos uma oportunidade de compartilhar algo maravilhoso. Deixar as pessoas com quem convivemos felizes deve ser nossa obrigação, dando-lhes oportunidades de mostrar seus talentos, nós, Administradores, contadores, psicólogos, professores pais e mães e etc...por este mundão, vamos rever nossos conceitos.

Assista ao vídeo e note o desdenho de muitas pessoas da platéia, mas vejam, ela nunca desistiu e teve coragem de enfrentar grande público pois sempre acreditou em si mesma, acredite você também, sonhos são possíveis, eu acredito que não podemos sonhar o impossível, sonhos sempre são possíveis, temos que batalhar e correr atrás da oportunidade...sonhe...


Clique e Assista no you Tube:
   

Gostou, comente.   siga o blog------------------------------->>>

16 de ago. de 2012

FADERGS, ex-ESADE


Diretora Acadêmica Sara Pedrini Martins
Sara Pedrini
Dia 14/08/2012 foi um dia especial para os Alunos da ESADE - Escola superior de Administração Direito e Economia, pois exatamente no evento que ocorre a cada início de semestre, a aula magna, onde um convidado de renome nacional e internacional comparece e apresenta a ESADE aos alunos calouros, contemplando os veteranos com uma palestra especial, foi feito o lançamento, pela Diretora Acadêmica Sara Pedrini Martins, do novo nome e a nova marca da ESADE que agora chama-se FADERGS. 
Por que FADERGS? este novo nome contempla todas os cursos oferecidos pela FADERGS, visto que o anterior divulgava apenas Administração, Direito e Economia. O Objetivo agora é ser o maior Centro Universitário de Porto Alegre em dois anos, ressaltou Sara Pedrini na abertura do evento que trouxe como palestrante o renomado autor do Best Seller "A Estratégia do Olho de Tigre", Renato Grinberg, ex-músico que fez uma grande mudança em sua vida, pois agora é diretor do site "trabalhando.com", e ministrante de palestras na área de desenvolvimento profissional, liderança e motivação.

  Confira abaixo alguns cursos oferecidos pela FADERGS: 
Administração ,
ciencias-contabeis
direito
ciencias-economicas
enfermagem,
 psicologia,
graduação tecnológica
pós-graduação.





Apresentação da nova Campanha FADERGS. 

"Renato Grinberg" e o Diretor do Blog Preparando e Agindo, "Angelo Lemos" no evento da FADERGS realizado em Porto Alegre, Salão de Eventos São José do Hotel Plaza São Rafael



13 de ago. de 2012

Renato Grinberg - "Olho de Tigre"

       index_capa

      Autor do best-seller de carreira/negócios “A estratégia do olho de tigre”, Renato Grinberg é especialista em liderança, desenvolvimento profissional, e gestão de empresas, já tendo ajudado inúmeros executivos e

livro_imgprofissionais a progredirem em suas carreiras. 
Graduado inicialmente em música, resolveu ser ele próprio o responsável por dar uma guinada em sua carreira.

  
(Escutando Renato Grinberg notamos que ele estabeleceu metas, traçou objetivos, visualizou o futuro e teve foco, fez a mudança em sua vida. Temos que ter metas em nossas vidas e não cair em acomodações que adiam nossos sonhos, pensou? então comece a realizar seus sonhos.


      Depois de fazer um curso intensivo em marketing e propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, partiu para os Estados Unidos onde fez uma pós-graduação em marketing na University of California, Los Angeles (UCLA) e posteriormente cursou um MBA na University of Southern California, Marshall School of Business (USC).

     Completou também o curso Leadership Best Practices na Harvard Business School, onde teve aulas com John Kotter, considerado o maior especialista em liderança da atualidade.
    Desenvolveu uma sólida carreira internacional, tendo trabalhado em grandes empresas como a Sony Pictures e, aos 29 anos, foi selecionado entre centenas de executivos vindos dos mais prestigiados MBAs do mundo inteiro, para trabalhar na Warner Bros., empresa do grupo de mídia do mundo – a Time Warner.                  Participou de seminários ministrados por Stephen Covey e Ken Blanchard, entre outros notáveis, e de diversos cursos de especialização e desenvolvimento durante sua temporada de oito anos nos Estados Unidos. 
     
   Voltou ao Brasil em 2006 pela Warner Bros. e em 2008 assumiu a presidência da Trabalhando.com Brasil, uma empresa do grupo Santander, presente em 11 países e líder no segmento de hunting e e-recruitment. 

    Atualmente é também professor de liderança na HSM Educação e colunista do site da Harvard Business Review Brasil.


“Olho de tigre! Lembre-se do olho de tigre!”

Contatos:

imprensa@renatogrinberg.com.br

palestras@renatogrinberg.com.br

 rg@renatogrinberg.com.br



Escutando Renato Grinberg notamos que ele estabeleceu metas, traçou objetivos, visualizou o futuro e teve foco, fez a mudança em sua vida. Temos que ter metas em nossas vidas e não cair em acomodações que adiam nossos sonhos, pensou? então comece a realizar seus sonhos.
Saiba como começar clicando aqui. 


12 de ago. de 2012

Direitos do Consumidor, você conhece?


Roteiro de Compras
Roteiro de Compras - Direitos Básicos do Consumidor

    Todos os dias em Procons pelo Brasil são atendidos cidadãos que de alguma forma se sentiram prejudicados na aquisição de produtos e serviços.



    O Código de Defesa do Consumidor, em vigor desde 1991, tem se mostrado moderno e eficiente como instrumento para assegurar os direitos dos consumidores. Em diversas situações verifica-se a intervenção dos órgãos de defesa com resultados importantes, mas só o cidadão, exigente e bem informado, é capaz de obrigar o mercado a cumprir a Lei, assegurando qualidade de produtos e bom atendimento a todas as pessoas.


Faça as Contas
  Antes de ir as compras é necessário verificar o orçamento familiar para saber exatamente quanto se pode comprometer da renda da família, evite gastar mais do que se pode pagar.

Decida o que comprar
  Decidir o que se quer comprar antecipadamente vai facilitar a comparação de preços e o exercício da livre escolha.


Compare preços
  Entre os passos mais importantes da compra está a comparação de preços, visite quantos estabelecimentos puder verificando o preço a vista do produto que se quer comprar.

  Todo produto exposto à venda deve conter, entre outras informações, o preço a vista. Evite estabelecimentos que não informam o preço à vista em produtos expostos, especialmente em vitrines.

  Procure comprar a vista, mas se for comprar a prazo, exija antecipadamente, saber qual será o juro cobrado no financiamento. Para comparar o valor a prazo, informe sempre em quantas parcelas você quer pagar, solicite o valor das parcelas e o total a prazo, isso vai facilitar a comparação.


Documento em Branco
  Evite surpresas, não assine contrato ou qualquer documento em branco, essa prática é comum nas situações de compra a prazo. Se o comerciante insistir, solicite cópia do documento assinado em branco e informe-o que apresentará reclamação sobre o fato.


Exija Cópia do Contrato
  Você tem direito à cópia de qualquer documento que assinar. Eles serão necessários na hora de reclamar seus direitos.


Nota Fiscal
  Exija nota fiscal, além de assegurar seus direitos como consumidor, lembre-se que os impostos são pagos por você e estão embutidos no preço. Deixar de exigir nota fiscal é aumentar os lucros do fornecedor e abrir mão dos investimentos sociais que cobramos dos governantes.


Garantia do Produto
  Não existe produto sem garantia, a nota fiscal é suficiente para que você possa reclamar quanto à qualidade dos produtos não duráveis no prazo de 30 dias e para produtos duráveis no prazo de 90 dias.

  Certificado de garantia - A garantia acima dos prazos previstos em lei, deve ser contratual e oferecida pelo fabricante, exija o preenchimento do certificado no ato da compra.
  Teste o produto - sempre que possível solicite ao vendedor que teste o produto ainda na loja evitando surpresas.

Troca ou devolução da quantia paga 
  Caso o produto apresente problemas de qualidade, procure a assistência técnica indicada pelo fabricante e solicite a ordem de serviço. Se o problema não for resolvido no prazo de 30 dias, procure o comerciante e solicite a troca do produto ou a devolução da quantia paga a seu exclusivo critério, em caso negativo procure o Procon que acionará o comerciante e o fabricante para o cumprimento de seu direito.

Simples troca
  Não existe previsão na lei para simples troca do produto sem problemas de qualidade, verifique se o estabelecimento oferece prazo para troca, caso não haja essa previsão e estiver comprando sem a certeza de satisfação, solicite ao comerciante mencionar na nota fiscal a possibilidade de troca. Evidentemente o comerciante não está obrigado a concordar com a sua solicitação assim como você não está obrigado a comprar.


Produtos importados
  Todo produto deve assegurar informações claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre características, qualidade, quantidade composição, preço, garantia, inclusive os produtos importados.Lembre-se: não existe produto sem garantia.


Aceitar cheques
  A aceitação de cheques como forma de pagamento é decisão do comerciante, podendo recusar essa forma de pagamento com informação prévia e adequada aos consumidores. É possível ainda aceitar cheques estabelecendo critérios para consulta e exigindo a apresentação de documentos, o que não se pode fazer é estabelecer critérios discriminatórios como, por exemplo, não aceitar cheques de contas abertas a determinado tempo, sem proceder as consultas necessárias, impondo ao consumidor o pressuposto de que as pessoas que possuem conta nova não são de boa-fé.


Cartão de crédito - Pagamento à vista
  Alguns estabelecimentos insistem em cobrar valor diferente do à vista para pagamentos com cartão de crédito. O comerciante tem a liberdade de não operar com cartão de crédito, porém se o faz, está oferecendo ao consumidor uma opção de venda que se encerra no ato do negócio, portanto operação à vista e assim dever ser tratada.

  Qualquer valor cobrado diferente disso é ilegal e pode ser reclamado, exija do comerciante a informação no documento fiscal de que o valor pago é diferente do que se pagaria em dinheiro e denuncie ao Procon.


Comprando brinquedos
  Os brinquedos devem trazer indicação de faixa etária apropriada, verifique se são adequados às crianças que serão presenteadas, verifique ainda se o brinquedo possui o selo do INMETRO, esse Instituto define as normas de fabricação e certifica os fabricantes.


Direito de Arrependimento
  Sempre que o produto for comprado fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone, internet ou a domicílio, você pode exercitar o direito de arrependimento em até sete dias a contar do recebimento do produto ou assinatura do contrato. Portanto, ao receber o produto, verifique se há nota fiscal e endereço físico para eventual devolução, caso não haja, recuse o recebimento sob pena de não ter a quem reclamar dentro do prazo previsto na Lei.


Publicidade é contrato
  A publicidade deve ser veiculada de tal forma que consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal. Sempre que efetuar compra motivado por publicidade, guarde-a como se fosse um contrato, pois ela obriga o fornecedor a ofertar o mesmo produto ou serviço veiculado na propaganda.


Cheque Pós-Datado
  Todos sabemos que essa modalidade de pagamento, apesar de amplamente utilizada não assegura ao consumidor o direito de reclamar depósitos fora da data combinada, porém as declarações de vontade constantes de escritos particulares vinculam o fornecedor, portanto quando emitir cheque pós-datado anote no verso a que se destina detalhando a compra, o prazo combinado e não se esqueça do nominal e do cruzamento. Caso o credor descumpra o combinado, será responsabilizado pelos prejuízos que causar.


Cursos de Informática e outros
  Compare preços, não se iluda com ofertas de bolsa de estudos sem antes verificar outras alternativas de cursos. Empresas que tem como atividade principal a venda de livros, oferecem cursos de informática impondo a compra de livros que custam em média duas vezes o valor da mão de obra. Fazem previsão de multas que chegam a 30% do valor do contrato em caso de rescisão. Geralmente o consumidor contemplado com a oferta é pressionado a assinar o contrato no primeiro contato com a empresa e crendo estar fazendo um bom negócio, deixa de comparar preços contraindo obrigações contratuais que dificultam a desistência.


Documentos necessários para reclamar
  Para reclamar e necessário apresentar identidade e CPF, nota fiscal, contrato, ordem de serviço, termo de garantia e outros documentos que houver decorrentes da relação de consumo.

Fique alerta.

Leia o Código de defesa do consumidor na integra clicando aqui

Gostou da matéria, já foi lesado, já fez algum estabelecimento cumprir a lei?
Deixe seu comentário, obrigado.

9 de ago. de 2012

Quem mexeu no meu queijo?

 
PARTE DE TODOS NÓS

As Simples e as Complexas

Os quatro personagens imaginários descritos nesta Historia -
 os ratos Sniff e Scurry, e
 os Homenzinhos: Hem e Haw - 
tem a intenção de representar as partes simples 
e complexas de nós mesmos, independentemente 
de nossa idade, sexo, raça ou nacionalidade.

Às vezes podemos agir como 
Sniff
Que percebe a mudança logo, ou
Scurry
Que sai correndo em atividade, ou 
Hem
Que rejeita a mudança, resistindo-lhe, assim como teme que ela leve a algo pior, ou 
Haw
Que aprende a se adaptar a tempo,
quando percebe que a mudança leva
a alguma coisa melhor!

Quaisquer que sejam as partes de nós que 
escolhemos utilizar, todos nós dividimos algo
 em comum: a necessidade de encontrar 
nosso caminho no labirinto e ser bem-sucedido
 em períodos de mudanças.



           Quem Mexeu no Meu Queijo? é uma parábola simples que revela verdades profundas sobre a mudança. Spencer Johnson criou uma história divertida e esclarecedora de quatro personagens, dois ratinhos e dois homenzinhos do mesmo tamanho dos roedores que vivem num labirinto e procuram “queijo” para se alimentarem e viverem felizes. Esses quatro personagens se comportam como seres humanos normais. “Queijo” é uma metáfora para significar aquilo que desejarmos na vida: um bom emprego, um bom relacionamento amoroso, dinheiro, propriedades, saúde ou paz de espírito. E o “Labirinto” é o local onde fazemos essa busca: a empresa na qual trabalhamos, a nossa família ou nossa comunidade.
     Nesta história, os personagens enfrentam uma mudança inesperada. Um dos “homenzinhos” é bem sucedido e começa a escrever tudo o que aprendeu nas paredes do labirinto. Graças a essas anotações, começamos a aprender como lidar com a mudança, de forma a sofrer menos estresse na vida ou no trabalho.


          As simples verdades encontradas nesta história têm provocado um grande impacto no ambiente empresarial. E agora são apresentadas neste filme que pode ser usado tanto para abrir uma reunião como para servir de ponto central de um programa de treinamento que ajude os treinandos a alcançar o sucesso nestes tempos de rápidas transformações. O uso da metáfora do “Queijo” nos ajuda a economizar tempo e reduzir o estresse e nos oferece um modo agradável de partir para a luta nestes tempos de mudança pessoal e profissional. “Queijo” pode ser usado junto a grandes audiências, para criar uma linguagem comum, ou junto a pequenas audiências, para abordar mudanças específicas. O tom pouco ameaçador da história reduz a resistência e estimula a confiança no processo da mudança.

        “Quem Mexeu no Meu Queijo?” se baseia no livro escrito pelo Dr. Spencer Johnson, co-autor de “O Gerente Minuto”.

Quer ser Palestrante? O palestrante simulado.



            Ninguém contrata palestrantes desconhecidos e assim também foi comigo e continua sendo porque não tenho tanta penetração quanto teria um ator, jornalista ou apresentador da Globo. Nesta profissão atendi que a contratação geralmente se dá muito mais pelo volume de exposição que o palestrante tem na mídia (e obviamente de sua capacidade de comunicar) do que pela bagagem de conhecimento e experiência do palestrante (que às vezes não é aproveitada também por uma comunicação pobre).

            Mas o que fazer quando o palestrante novato não tem exposição nenhuma? Criá-la, fazendo palestras gratuitas em sua esfera de relacionamentos e usar exaustivamente a Internet. Não estou falando de Spam, mas de uma estratégia envolvendo um bom site, artigos e entrevistas (comece com o jornal do bairro e vá ampliando) e, no atual momento, em especial vídeos no Youtube, e não em algum servidor seu escondido de todo mundo. Esqueça esse pavor que alguns têm de que se colocarem seu vídeo no Youtube os concorrentes podem copiá-lo ou clientes deixar de contratá-lo.

           Palestras gratuitas nas escolas da região, depois nas empresas de sua cidade, em eventos beneficentes e outras situações ajudam o palestrante a criar currículo e uma lista de clientes atendidos. É complicado o palestrante chegar em um novo cliente e dizer que só fez palestras para sua família. Esses públicos, ainda que os eventos sejam grátis, podem ser os multiplicadores da imagem do palestrante. Muitas vezes nem o público que vai a uma palestra grátis sabe que o palestrante não está ganhando nada. Muitos pensam que ele foi contratado por alguém ou que ganha para promover algum produto.

          Volto a insistir nos vídeos no Youtube: cenas de palestras e entrevistas realmente ajudam a vender. Mas como publicar cenas de palestras que o palestrante nunca fez ou de entrevistas que nunca deu? Simulando. O que muitos palestrantes não sabem é que podem "dublar" como fazem cantores na TV. Não digo cantar de forma simulada, mas fazer palestras e entrevistas de forma simulada para publicar no Youtube. 

          Procure um lugar meio escuro, arranje uma câmera com tripé em um palco ou algo parecido com isso (sem plateia) e você terá as cenas de que precisa para publicar no Youtube. Vale até pedir para um amigo gravar com celular, como se fosse um espectador. Existem muitos vídeos assim no Youtube, tremidos, sacudidos e de péssima resolução enviados pro fãs que gravaram seu cantor preferido no palco. Se você quiser deixar mais realista, convide algumas pessoas para assistirem a gravação para as cabeças delas ficarem atrapalhando na frente do que grava (rssss......).

        Não precisa ter ninguém na plateia porque você não verá a plateia, mas é importante atuar como se estivesse no Maracanã. Lembre-se de que o palestrante também é um ator. Outro dia vi uma cena de novela em que as meninas se apresentavam no programa do Faustão. De verdade ali só tinha o Faustão e suas Faustetes, porque quando a câmera mostrava a plateia estava claro pela mudança nas cores e iluminação que a cena era de algum programa real de auditório, enquanto o palco era estúdio. Se você pretende fazer o mesmo com uma montagem, seja humilde, não vá usar cenas de arquibancada em jogo de decisão de campeonato (rsssss....).

          Na novela tudo não passava de simulação, mas cumpria seu objetivo de entreter. 
          O Youtube está cheio de vídeos "caseiros" que nada mais são do que campanhas publicitárias feitas com gravações tremidas e de péssima qualidade para parecer que é gente de verdade que está ali. 
         Você se lembra do Ronaldinho chutando várias bolas na trave? E o carinha desesperado porque quer encontrar o amor de sua vida, a menina que conheceu na balada e nem telefone guardou? Já vi até entrevistas de humor em que o humorista entrevista uma personalidade criando novas e engraçadas perguntas para as repostas que a personalidade realmente deu, porém em outra entrevista e em outro contexto. Você só precisa usar de criatividade. 
           Ou você acha que o entrevistador do vídeo abaixo realmente existe e é parecido com Mário Persona?


Fonte:http://queroserpalestrante.blogspot.com.br/2012/08/o-palestrante-simulado.html
Autor: Mário Persona

"Mario Persona é palestrante, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing. Autor de várioslivros de carreira e negócios, é convidado com freqüência para palestras, workshops e treinamentos de temas ligados ao desenvolvimento pessoal e profissional. Suas idéias podem ser encontradas em seu site www.mariopersona.com.br . "


Gostou? Comente.

Cozinha Gaúcha - Tainha Assada

Prezados amigos, preparem-se para fazer a Tainha mais gostosa que seus amigos já provaram, receita simples, é principalmente para os assadores de primeira viagem.
Bem começamos pela churrasqueira, pode ser como você quiser, desde que o peixe fique afastado uns 40cm do fogo, tenha de preferência uma grelha.

Abra a Tainha de mais ou menos 1,5 ou 2kg pela barriga, limpe o interior, retire a cabeça e o rabo, não precisa limpar as escamas, nem cortar as nadadeiras.

Coloque sobre o fogo, ou brasa com a carne voltada para cima e as escamas para baixo e deixe lá, não se preocupe que não vai queimar.

Despeje sobre ela o tempero que você irá preparar antes:

Em uma xícara grande, esprema vários limões, encha até quase a borda, coloque meia colher de sopa (rasa) de sal, uma colher de orégano, pimenta a gosto, temperinho verde, pode colocar também dois dentes de alho picados, e o toque especial que vai dar aquela cor dourada no seu peixe e abrir o apetite do pessoal... duas ou três colheres de molho shoyo.

Pronto, de vez que outra derrame um pouco desta mistura de ingredientes sobre o peixe para o sabor penetrar.

Quando perceber que já está fervendo em cima do mesmo, dê mais uns dez minutos e com cuidado vire o peixe na grelha com a carne para baixo. deixe secar um pouco e pronto.

Uma dica, sirva-se primeiro, pois aqui em casa, às vezes quase não sobra pro assador.

Para acompanhamento, um vinho tinto seco (ou suave) de boa qualidade, arroz e uma polentinha cozida com salsinha(ou purê de batatas), salada de tomate, rúcula ou outra que agrade seu paladar.
Assando com alegria e descontração, entre amigos certamente ficará deliciosa esta Tainha e terás um bom apetite.

Experimente, depois me deixe um comentário sobre esta ou outras receitas, tá? Obrigado.

5 de ago. de 2012

A "Bolha" da saúde


Dentro de alguns anos, as chances de cura para a hepatite serão de 100%. No entanto, o grande empecilho para acabar com a doença é o desconhecimento da população

vírus da Hepatite
Brasil tem mais de 1,5 milhão de infectados com o vírus da hepatite. 
Desses, só 82.000 foram diagnosticados.(Thinkstock)

Desde o ano passado, o dia 28 de julho é reconhecido como Dia Mundial do Combate à Hepatite. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ele tem por objetivo alertar a população sobre os perigos cada vez mais visíveis da doença, que atinge mais de 500 milhões de pessoas no mundo, e mata 1 milhão por ano. No Brasil, são 1,5 milhão de infectados pela hepatite C, o tipo mais grave da doença. No entanto, o desconhecimento é tanto que somente  82.000 desses pacientes procuraram tratamento médico até agora.
A hepatite C é provocada por um vírus que instala-se no fígado e pode demorar décadas para provocar qualquer tipo de sintoma. Mas, quando a hepatite se manifesta, pode ser na forma de cirrose ou câncer no fígado, potencialmente mortais. “Ela é uma doença traiçoeira e silenciosa. Até se manifestar, os pacientes não sabem que ela existe", diz a médica Maria Lúcia Ferraz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Desde a década de 90, esforços de prevenção têm diminuído o número de novos casos. A preocupação agora é com o grande número de pacientes que se infectaram nas décadas de 70 e 80, vão começar a manifestar os problemas nos próximos anos e necessitarão de tratamento médico. É uma bomba relógio, prestes a atingir o sistema de saúde brasileiro e mundial – nos EUA, a hepatite já mata mais do que a aids. “Isso acende um alerta. A partir de 2020, vamos ter de lidar com as formas mais graves da doença”, afirma Maria Lúcia.
Ao contrário da aids, a hepatite tem cura. Na última quarta-feira, o SUS colocou à disposição dos pacientes dois novos remédios, o Telaprevir e o Boceprevir. Com o novo tratamento, os médicos conseguem remover o vírus em 90% dos casos. Novas pesquisas devem aumentar as chances de cura para perto de 100% nos próximos quatro anos (veja algumas dessas pesquisas abaixo). Por isso, os pesquisadores dizem ser tão necessário que se informe a população e se diagnostique a doença antes que provoque danos irreparáveis nos fígados dos pacientes.

Desconhecimento - A hepatite pode ser causada por cinco tipos de vírus: A, B, C, D, e E. No Brasil, no entanto quase só há registros dos tipos A, B e C. Destes, o mais grave é o terceiro, responsável por 70% dos casos de hepatite crônica, que danifica o fígado no longo prazo. Pelo menos 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado são causados pelo vírus da hepatite C. Ele é transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas também existem casos de transmissão pela via sexual.
Até a década de 80 pouco se conhecia sobre a doença, e não existiam meios de evitar que uma transfusão de sangue propagasse o vírus. Por isso, todos que receberam transfusão antes de 1993 devem fazer o teste para saber se estão infectados.(Veja no box quem mais deve fazer o exame) “A maior parte dos doentes foi contaminada por transfusões de sangue dessa época.  Hoje temos um grande avanço na prevenção da doença, e as transfusões não oferecem risco. A maior parte dos novos casos é registrada em usuários de drogas injetáveis”, diz Artur Timerman, médico infectologista do Hospital Albert Einstein.

O grande obstáculo para que a maior parte dos casos seja diagnosticada é o desconhecimento da população. Durante muito tempo, a doença recebeu pouca destaque, inclusive em campanhas governamentais. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Hepatologia mostrou que 29% dos brasileiros não conheciam a Hepatite C. Além disso, somente 51% das pessoas sabiam dizer o que era a doença, e só 5% a citam como uma doença de maior gravidade. Por isso os médicos são unânimes em defender estratégias de conscientização da população – entre elas o Dia Mundial do Combate à Hepatite. Eles dizem que só existe um modo de desarmar essa bomba relógio: o conhecimento.


Quem deve fazer o teste para detecção da Hepatite C:

  1. • Pessoas que receberam transfusão de sangue ou de qualquer derivado de sangue antes de 1993;
  2. • Pessoas que receberam transplante de órgãos ou tecidos, além de doadores de esperma, óvulos e medula óssea
  3. • Doentes renais em hemodiálise
  4. • Pessoas que usam, ou usaram alguma vez, drogas injetáveis ou cocaína inalada
  5. • Indivíduos que usaram medicamentos intravenosos por meio de seringa de vidro nas décadas de 1970 e 1980
  6. • Portadores do vírus HIV
  7. • Filhos de mães contaminadas com a hepatite C
  8. • Pessoas que tenham feito tatuagens ou piercings em locais não vistoriados pela vigilância sanitária;
  1. • Pessoas com parceiros sexuais de longo tempo infectados com hepatite C
  2. • Pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou com histórico de doenças sexualmente transmissíveis
  3. • Pessoas com necessidade de diagnóstico diferencial de agressão ao fígado
  1. • Profissionais da área da saúde, após acidente biológico ou exposição percutânea ou das mucosas a sangue contaminado





data="http://www.cursos24h.net.br/banners/flash2/200x200.swf?clickTAG=http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao64457" width="200" height="200">

Cursos 24 Horas

Cursos Online - Cursos 24 Horas



Cursos Online 24 Horas



Avanços na luta contra a hepatite:
Vacina.
A vacina contra Hepatite B já existe - ela faz parte do calendário básico de vacinação desde 1998. No entanto, produzir uma vacina contra o tipo C do vírus tem se mostrado muito mais difícil: seu cultivo em laboratório é complexo, e ele sofre muitas mutações.
No começo deste ano, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, anunciaram os primeiros resultados positivos na busca por esse método de prevenção da doença. Ao invés de se focar no exterior do vírus - que é a parte mais mutante - eles basearam seu estudo em seu interior, mais constante ao longo do tempo. Os pesquisadores retiraram o material genético do vírus da hepatite C e inseriram dentro da “casca” de outro vírus, que foi injetado no sangue de 41 voluntários.
Segundo os pesquisadores, a resposta imunológica provocada pela vacina foi parecida com a registrada nas poucas pessoas que são naturalmente imunes à hepatite C. No entanto, os cientistas dizem que ainda devem demorar muitos anos até que a vacina possa chegar ao mercado. O estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine.

   Nanotecnologia
No dia 16 de julho, cientistas da Universidade da Flórida anunciaram o desenvolvimento de uma nova nanopartícula capaz de erradicar o vírus da hepatite C em ratos infectados com a doença. A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
A nanopartícula continha dois agentes biológicos que ajudavam em sua luta contra a doença. Um deles era uma enzima que destruía o RNA responsável por ajudar o vírus a se reproduzir em células humanas. O outro, um pequeno pedaço de DNA capaz de localizar a doença e enviar a enzima para atacá-la. Nos ratos em que foi testada, a tecnologia consegui acabar com mais de 99% dos vírus.
Muitos testes ainda devem ser feitos até que a técnica esteja disponível para uso em humanos. Principalmente para prevenir que essa mesma nanotecnologia possa atacar partes saudáveis do corpo humano.

Marcadores
Cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos identificaram vários fatores que podem prever se a infecção do vírus da hepatite C vai progredir de forma rápida para condições mais severas, como a cirrose.  Ao saber a velocidade com que a saúde de um paciente pode se deteriorar, os cientistas podem decidir pelo melhor tratamento.
O estudo foi feito com amostras de sangue coletadas de seis pacientes infectados com o vírus nos anos 70. Os cientistas descobriram algumas diferenças em substâncias encontradas no sangue, principalmente na quantidade de uma proteína chamada MCP-1. Aqueles que tinham grandes quantidades da proteína desenvolveram a doença de modo mais rápido.
Segundo os pesquisadores, no futuro, marcadores no sangue e na DNA dos pacientes vão ajudar os médicos a identificar aqueles com maiores chances de desenvolver os casos graves da doença, e que devem receber os tratamentos mais radicais. O resultado saiu na revistaProceedings of the National Academy of Sciences.























































2 de ago. de 2012

Marketing pessoal é simples assim

Lembro vagamente de alguém ter me pedido pra escrever sobre marketing pessoal algum tempo atrás. Se você costuma ler o blog com frequência, sabe que esse assunto não é apenas raro, como nunca apareceu por aqui. Da mesma forma que, se você costuma ler o blog com frequência, sabe que eu escrevo muito sobre desenvolvimento profissional. Porque na minha opinião as duas coisas andam juntas.
As pessoas que estão muito preocupadas em melhorar seu marketing pessoal talvez tenham deixado passar algumas lições básicas de educação, valores, ética e trabalho em equipe. Ou talvez não, elas são educadas, éticas e sociáveis; mas lhe faltem sonhos, ambição e determinação que lhe motivem a ser as melhores naquilo que fazem. O objetivo do marketing pessoal é fazer você um profissional admirável, facilmente “comprável” pelas empresas — e pelos colegas.

Ao meu ver, a maior dificuldade não está na formação profissional. O mercado está cheio de graduados, pós-graduados, com MBA e fluência em idiomas. A maior dificuldade está em encontrar isso tudo em uma pessoa ética, transparente, simpática, acessível e aberta a opiniões. E mais difícil ainda, quando se procura atributos como intuição, criatividade e pró-atividade.

Ou seja, marketing pessoal é simplesmente uma questão de juntar qualidades pessoais, profissionais e bônus. (onde “bônus” é o que torna você diferente dos outros. Importante: ônus não é bônus!)
Eis as 10 principais características que o famoso consultor Max Gehringer considera importante em qualquer organização:
  • Liderança, confiança, visão, equipe, maturidade, integridade, visibilidade, empatia, otimismo e paciência.
As características profissionais tendem ser mais fáceis de desenvolver — liderança, visão, equipe — já as pessoais costumam ser mais difíceis. Paciência, otimismo, maturidade são resultados de uma quantidade incontável de variáveis na qual uma pessoa se depara até a vida adulta. Aqui entra uma boa dose de psicologia, mas acho que não é o que você quer ler agora… O importante é ter consciência do que afeta o seu marketing pessoal (e a sua imagem dentro da empresa).
Se tem uma coisa difícil nessa vida, é mudar a si próprio. Perceber os próprios erros é um grande passo, mas e depois? O que fazer quando se está certo de que é precisa mudar?

Guy Kawasaki –um dos nomes mais proeminentes da internet, admirado por muitos, pelas sábias palavras que escreve e seu jeito descontraído como empreendedor– talvez possa nos indicar o caminho. Em seu livro “A Arte do Começo”, Kawasaki nos ensina 4 lições básicas aplicáveis seja na carreira profissional ou em um novo negócio.

  1. Trabalhe por algo, não por dinheiro: Qual seu objetivo profissional? Todo mundo já ouviu algum dia que dinheiro é consequência. Acredite nisso e trabalhe para alcançar seus objetivos, não para engordar a conta bancária.
  2. Seja expert em algo: Onde tem marketing, deve ter posicionamento. Algo em que você seja reconhecido por dominar. Não uma ferramenta (ex: sou bom em Excel), mas um campo (ex: sou bom em desenvolvimento de produto). O objetivo aqui é ser excelente em algo, não bom em tudo.
  3. Faça bons amigos: É bobagem pensar que você vai chegar a algum lugar sozinho. Embora seja mais fácil você conseguir um emprego através de conhecidos, amigos são fundamentais tanto na vida pessoal como profissional. Reserve algum tempo pra cultivar as relações, com ex-colegas e atuais. A vida é feita de pessoas, sua carreira também.
  4. Seja forte: Uma das certezas da carreira profissional é que você vai escutar muito mais não do que sim. E aqui entra a importância de se ter objetivos claros. Quanto maior o sucesso, maior sua visibilidade, maior o número de pessoas que falarão de você e, como consequência, as críticas aumentam exponencialmente. Não aceite “não” como resposta, ao invés disso, acredite em você e veja como um “futuro sim”.




  • É possível que este seja o primeiro e último artigo sobre marketing pessoal que você vai ver aqui no blog. Porque se você está comprometido com o seu auto-desenvolvimento, você já está fazendo seu marketing pessoal.
  • Quando ajuda um colega de trabalho, quando toma iniciativa, quando faz algo que não é tarefa sua, quando faz um curso, quando se auto-avalia, quando responde e-mails (ao invés de procrastiná-los)… 
  • Marketing pessoal é simples como a frase de Gehringer: “é a habilidade que um funcionário tem de aparecer, sem ser chato. E de conseguir a simpatia da chefia, sem ser puxa-saco”.

  •  
    Veja também a reportagem do "Fantástico" em que Max Gehringer fala sobre o marketing pessoal:



    Texto extraído do site http://www.pequenoguru.com.br

    Deixe seu comentário, sua participação:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Fale com a gente.

    Para fazer contato, clique aqui