11 de mai. de 2012

"O Óleo de Lorenzo"

MILLER, George. O Óleo de Lorenzo. Drama de longa metragem, baseado em fatos reais. Estados Unidos. 1992.



     O filme O Óleo de Lorenzo é baseado em uma história real, ocorrida a partir dos anos 80, tem como protagonista um menino chamado Lorenzo que, aos cinco anos de idade, começa a apresentar problemas neurológicos, hiperatividade e falta de concentração, identificados primeiramente na escola, pelos professores. Estes, percebendo que o menino estava apresentando comportamento agressivo com os colegas, resolveram comunicar aos pais, os quais não entendiam o que estava acontecendo e resolveram procurar ajuda médica. Para sua surpresa e desagrado, o filho único do casal Augusto e Michaela Odone, foi diagnosticado pelos médicos como portador de uma rara doença conhecida como Adrenoleucodistrofia, ou ALD, incurável e degenerativa, que atinge o cérebro, eliminando uma camada de proteção dos neurônios chamada mielina, debilitando rapidamente o sistema nervoso de forma que a sobrevida após o diagnóstico seria de no máximo dois anos.
  Os pais percebem então que não há cura, nem muitos estudos sobre a doença, desesperados, amargurados com a medicina por não ter um tratamento específico, não aceitando aquela condição de ver seu filho sofrendo a cada dia e morrendo aos poucos, o casal Odone decide começar uma jornada de estudos não só para amenizar a doença, mas principalmente em busca da cura. Partindo de uma dieta rigorosa que eliminava o consumo de ácidos graxos, pois estes segundo os médicos destruíam a camada de mielina do cérebro, verificaram que quando o organismo não recebia ácidos graxos na alimentação, os produzia sozinho, piorando a doença. Então através de muita pesquisa e tentativas, e ainda contra todas as perspectivas de sucesso por parte da medicina, manipulam um óleo produzido a base de oliva, que não cura, porém engana o organismo e não permite o avanço da doença, ajudando não só ao seu filho, mas também a todas as crianças com o mesmo diagnóstico. Através de seus estudos, apesar de não possuírem formação acadêmica na área de biomedicina ou química, conseguem mobilizar uma junta médica para dar seguimento a sua pesquisa e torná-la viável para as demais crianças.



Levantamentos em relação à pesquisa efetuada pelos pais:
Família Odone
            O pai ao saber do diagnóstico inicia sua busca questionando os médicos sobre a doença, levantando várias hipóteses sobre o assunto, porém como leigo, sem nenhuma base cientifica para os questionamentos.
            Insatisfeito com as respostas vai até a Biblioteca pública pesquisar livros sobre o assunto, diga-se de passagem em uma época que ainda nem sonhávamos em ter o “google” ou outros sistemas similares para pesquisa. Verificou que no mundo só haviam estudado 17 casos da doença.
            Neste ponto descobriu como é a trajetória da doença: primeiramente irritabilidade, seguida de surdez, cegueira, perda de movimentos do corpo, coma e morte. Segundo dados levantados, a criança que mais viveu teve apenas 24 meses após o diagnóstico.
            A partir daí o pai e a mãe começaram outra forma de pesquisa, além da bibliográfica que ora era utilizada, procuraram especialistas em doenças similares para tentar entender melhor este problema.
            A associação de pais de portadores de ALD a qual foram convidados a participar, neste momento não contribuiu muito para a pesquisa a não ser para saber que muitas outras famílias estavam na mesma situação, perdendo seus filhos, porém mais adiante a associação foi fundamental para pressionar os médicos e o governo por investimentos em pesquisa.
            O Sr.Odone, que era um brilhante estudioso dos povos, fez uma análise própria e chegou à conclusão de que apesar de não ter a formação médica, poderia estudar a doença como estudava os países que visitava pelo seu trabalho, com todas as suas características e diferenças, então, cinco meses após o diagnóstico, ele e sua esposa assumiram as pesquisas, começaram por ler tudo que encontravam sobre o assunto no Instituto Nacional de Ciências.
            Neste ponto da pesquisa descobriram um estudo sobre as gorduras saturadas que não tinha até o momento relação com a ALD mas poderia ajudar e foram aprofundando conhecimento.
            Levantaram fundos com amigos e pais de portadores de ALD e realizaram um simpósio médico onde estudaram várias teorias e a que mais parecia eficaz foi relacionada a uma forma de óleo de oliva produzido industrialmente para combustível, mas que poderia ser comestível se manipulado de forma diferente e utilizado para Lorenzo começar uma terapia. Este óleo reduzia os níveis de ácidos saturados em animais.
            Os pais descontentes com o resultado da dieta proposta pelos médicos (cortar todos os tipos de gorduras da alimentação), que aumentava os níveis de ácidos prejudiciais no organismo de Lorenzo ao invés de reduzi-los, decidiram começar um novo tipo de pesquisa, agora com experimentação científica. Incluindo doses diárias do óleo de oliva manipulado na alimentação, coletando sangue de Lorenzo periodicamente para estabelecer quantitativamente os níveis de gorduras saturadas encontrados no sangue.
            Sabedores dos riscos de morte de Lorenzo, os pais assumiram a responsabilidade da dieta com óleo de oliva, visto que poderia trazer outros problemas e agravar a doença reduzindo o tempo de vida de Lorenzo.

O pai, Augusto Odone
            No primeiro resultado os níveis de c24 e c26, que são as cadeias de ácido saturado no sangue reduziram 15%, no segundo resultado do exame de sangue houve redução de 50% e a partir do terceiro estabilizou.
            Com a pesquisa relacionada ao próprio filho, o Sr.Odone propõe que sejam quebrados paradigmas, que pais de portadores de ALD façam pressão nas juntas médicas e governo para que estudem as descobertas feitas por eles e ajudem outros pais e crianças, produzindo o óleo utilizado por Lorenzo em maior escala.
            Chegaram a um ponto critico da pesquisa onde não sabiam mais o que fazer, os níveis estabilizaram, mas era necessário baixá-los ainda mais.
            Através de hipóteses o Sr.Odone descobriu que não havia mais de uma enzima no organismo, como era pensado até então, uma boa e uma ruim e sim que era a mesma enzima que quando estava ocupada produzindo monoinsaturados (que são normais ao organismo) deixava de produzir as gorduras saturadas, prejudiciais a Lorenzo, este princípio chamado de “inibição competitiva”.
            Então, foi feito novo estudo sobre as moléculas de ácidos saturados e monoinsaturados e descobriram uma nova fonte de óleo, de outra planta, que utilizada em conjunto com o óleo de oliva poderia reduzir ainda mais os níveis de gorduras saturadas no organismo e deixaria de atingir a camada de mielina no cérebro.
O próximo passo da pesquisa foi encontrar quem produzisse o óleo e procuraram em mais de uma centena de companhias, alguma que viesse a produzir o novo óleo de que necessitavam e encontraram apenas uma pessoa, em Londres disposta a ajudá-los, um químico em vias de aposentadoria chamado Sr.Sudabby, que conseguiu manipular um litro de óleo para enviar para à família Lorenzo.

Iniciaram testando com a tia de Lorenzo que também era portadora, e deu certo, baixaram os níveis de gorduras saturadas no seu organismo e ficaram normais. Neste momento havia se passado 38 meses após o diagnóstico de Lorenzo.
            Lorenzo tem uma melhora, ou seja, seu organismo não atinge mais a camada de mielina e seis meses após o início deste novo tratamento, o médico que os apoiava informalmente consegue levar a pesquisa para ser formalizada por uma comissão de estudos humanos para assim tentar o apoio do governo e começar a difundir a descoberta.
            Os pais de Lorenzo em determinado momento concluíram que sua pesquisa, na verdade, ajudaria muito o filho de outros pais, pois o tratamento para o seu próprio filho foi tardio.
            Até então, os pais de Lorenzo acreditavam que ele não compreendia nada a sua volta, porém pela observação contínua, um dia aos doze anos de idade, perceberam que ele tentava comunicar-se com os olhos e estabeleceram uma nova comunicação com Lorenzo, que recuperava algumas deficiências e assim surgiram mais esperanças de outras formas de movimento do corpo e testes para ver se ele conseguia mexer outras partes.
            O filme foi terminado em 1992, ano em que os médicos começaram prescrever o óleo de Lorenzo. O pai do menino não desistiu nunca de procurar a cura da doença e agora estava indo mais além, queria também recuperar os movimentos das pessoas com deficiência.
A mãe Michaela e a atriz Suzan
            Percebeu-se quanto antes detectada a doença e iniciado o tratamento, seus sintomas não desenvolvem.

           
     Além do esforço de pesquisador, sempre deram amor e procuraram deixar Lorenzo cercado de amigos e pessoas dispostas a ajudá-lo, pessoas que acreditassem na possibilidade de cura.
        A motivação dos Odone veio puramente do lado emocional, a responsabilidade assumida, o compromisso de entender e descobrir o “por quê” das coisas, onde começavam e onde terminavam.

            Para realizar a pesquisa utilizou-se conhecimento bibliográfico, empírico, auxílio de profissionais e estudiosos da área, hipóteses, testes quantitativos e qualitativos, além de ter foco no objetivo. Não se contentava com um não de resposta, mas reconhecia também os saberes dos profissionais, não os descartava. Incansável, o grande pagamento por tudo isso era a satisfação de ver seu filho bem, e agora também podendo ajudar outras crianças. Com a pesquisa relacionada ao próprio filho, o Sr.Odone propõe que sejam quebrados paradigmas, que pais de portadores de ALD façam pressão nas juntas médicas e governo para que estudem as descobertas feitas por eles e ajudem outros pais e crianças, produzindo o óleo utilizado por Lorenzo em maior escala.
            
        Não poderia assistir este filme sem fazer alguns questionamentos à cerca de temas atuais, pergunto a nós todos, será que não há interesse na cura de algumas doenças como o HIV, por exemplo, pois se ganha muito mais dinheiro no mundo vendendo remédios e tratamentos infindáveis do que investindo na cura de doenças? Será que falta entre nós alguém como os Odone, que vá e enfrente tudo e todos, que pesquise e busque recursos também financeiros para encontrar a solução, com este espirito de pesquisador com foco e objetivo claro e especifico e empenhado realmente?
           A motivação dos Odone também tinha o lado emocional, a responsabilidade assumida, o compromisso de entender e descobrir o “por quê” das coisas, onde começavam e onde terminavam.
        O filme conta a história até 1992, porém Lorenzo falece aos 30 anos por problemas respiratórios, não por causa da ALD, alguns anos após a morte de sua mãe. 
Seu pai recebe diploma honorário de medicina, por todas as descobertas realizadas.

        
        Breve comentário sobre pesquisa:

        O prazer em realizar uma pesquisa está na vontade da descoberta, na busca por aquilo que sabemos que existe mas não entendemos por completo, está na vontade de experimentar o conhecimento além do superficial apresentado.  
     Eu tive esta experiência e recomendo. Ter o resultado de um trabalho em mãos é magnífico, apresentar aos outros e compartilhá-lo é fundamental, pois creio que ninguém faz uma pesquisa apenas para sí, mas para mostrar os resultados aos interessados e compartilhadores.


Observação:

Leia notícia relacionada ao falecimento de Lorenzo em:  http://cinema.uol.com.br/ultnot/2008/05/31/ult2609u77.jhtm

Leia matéria do correio Brasiliense sobre o óleo de Lorenzo, custo em torno de R$600,00.

Leia sobre outros casos de ALD no Brasil:

                           


    Resenha feita para a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, solicitada pela Professora Patrícia Fontes Marçal - ESADE

Autor: Angelo Lemos Pereira


Obrigado pela leitura, se desejar deixe seu comentário.

7 comentários:

Linda Franco disse...

Meu filho é portador de ALD há 3 anos. www.gabrielpollaco.blogspot.com
Abços
Linda

Preparando e Agindo disse...

EVOLUÇÃO DA ALD NO CASO DO GABRIEL
Gabriel de 6 para 7 anos começou a apresentar dificuldades de aprendizado na escola, em Nov/2008 Gabriel fez dez sessões com uma psicopedagoga indicada pela escola e ela deu um retorno dizendo que estava tudo certo com o Gabriel e que provavelmente a pré-escola dele foi fraca ou ele não teve um bom desempenho, sempre muito hiperativo e agitado não conseguia se concentrar com os deveres de casa. No início do ano letivo de 2009 a professora começou a me chamar para reuniões e comentava sobre a falta de atenção, agitação e agressividade dele com os colegas. Gabriel não reclamava de nada, apenas dizia que não queria ir à escola. Começamos a levar Gabriel aos médicos e a fazer exames, entre uma consulta e outra se passava vários dias ou até semanas. O otorrino disse que teria que fazer uma cirurgia de adenóide, o oftalmologista receitou óculos de um grau e comentou que o caso estava parecendo neurológico, Gabriel chegou a usar óculos, mas continuava a tropeçar nas coisas e se batia nos móveis em casa. Estava extremamente irritado e choroso. Após a realização da ressonância nossas vidas mudaram, pois sabíamos que Gabriel era portador de uma doença rara, na ressonância deu Leucodistrofia Metacromática, a neuropediatra do convênio disse que ia estudar o caso porque desconhecia a doença, ela continua estudando até hoje, pois nunca entrou em contato. Voltei para casa e fui pesquisar na internet sobre a doença, fiquei sem chão e ao mesmo tempo fui me fortalecendo para buscar ajuda, foi então que iniciei a minha busca por especialistas e Graças a Deus fui sendo guiada e consegui chegar aos especialistas aqui em Curitiba, Dr Salmo Raskin, geneticista o encaminhou no mesmo dia para o consultório da neuropediatra e a Dra Mara Lucia o encaminhou no mesmo dia para o Hospital a fim de investigar o quadro neurológico, Dra Mara viu a ressonância e já comentou sobre a possibilidade de ser Adrenoleucodistrofia, devido à característica e a evolução dos sintomas. Nesta época em jun/09 Gabriel já não enxergava, falava com dificuldade e andava com as pernas bambas, em questão de dois meses parou de falar, andar e se alimentar. O primeiro internamento foi no final de junho de 2009, o exame para identificar a ALD (ácidos Graxos de Cadeia Muito Longa) foi para Miami porque a máquina do RS estava quebrada, em 12 de agosto chegou o resultado do exame confirmando a adrenoleucodistrofia. Desde então Gabriel toma o Óleo de Lorenzo, mas a doença continua evoluindo rapidamente. Não existe tratamento para a doença, o óleo serve como preventivo, mas, como prevenir algo que acontece da noite para o dia?
Vieram às cirurgias e os aparelhos para dar qualidade de vida ao Gabriel. Fomos para casa com home care (UTI domiciliar), após entrar na justiça contra o convenio, hoje temos enfermagem 24 horas e toda a estrutura necessária para o Gabriel ficar em casa, com fisio diariamente e fono três vezes na semana. Os convênios falam de qualidade de vida para os pacientes, falam das vantagens do home care nos sites, mas quando precisamos temos que entrar na justiça para obter o direito que é já garantido, hoje ofereço qualidade de vida para o meu Anjo Gabriel.
Gabriel se alimenta via sonda gástrica desde ago/2009 e em fev/2010 foi colocado a traqueostomia, depois foi colocado cateter totalmente implantado. Gabriel faz uso noturno do respirador desde fev/10 devido às ...


Depoimento copiado do Blog, continue lendo diretamente em http://gabrielpollaco.blogspot.com.br/p/evolucao-da-ald-no-caso-do-gabriel.html
pois o sistema só permite certo número de caracteres nos comentários do blog.

Meu depoimento

Assistindo o filme e fazendo a resenha, me fez acreditar que a cura havia sido encontrada, mas não é bem assim, a realidade é outra,infelizmente.
Pelo que pude perceber, só o óleo puramente não é a solução.

Desejo à Linda e ao Gabriel forças e qualidade de vida e que Deus ilumine vocês.

Preparando e Agindo disse...

51 85136620 para ajuda ao menino que faz tratamento em Porto Alegre.

Anônimo disse...

Bela resenha Angelo !!! fico com o coração apertado de ver essas coisas, por ser mãe tbm... Linda desejo muito que as pesquisas se avancem para ajudar o Gabriel, Força e Fé, bjs
Danny magalhães

Unknown disse...

Olá, sou Anna ramos pelo nome, QUERO COMPARTILHAR A MINHA EXPERIÊNCIA DE COMO EU FUI CURADO DO HIV POR MEDICINA HERBAL. Pode soar

estranho! Nos últimos 5 anos, gastei muito dinheiro na compra de medicamentos anti-retrovirais para fortalecer meu sistema imunológico

Sistema e mantenha-me saudável, até que eu leia um artigo na internet sobre um Herbalist da África que usa ervas e raízes para

Curar o HIV e todo tipo de doenças. Penso que nunca acreditei que ele possa curar o HIV, mas eu decidi fazer uma tentativa porque eu estava

desesperado. Então enviei uma mensagem ao ele no seu e-mail DR.ABUYAHERBALCURE@GMAIL.COM Ele preparou medicamentos fitoterápicos e

Envie-me através do DHL COURIER SERVICE e eu tomei como ele instruiu. 11 dias depois, fui ao hospital para fazer um

Check-up, o resultado saiu e testei NEGATIVO. Estou compartilhando isso com você, porque acredito que há alguém aqui fora

Que também desejam ter essa cura. Sinta-se à vontade para enviar uma mensagem para ele em seu e-mail DR.ABUYAHERBALCURE@GMAIL.COM ou ligue,

E TAMBÉM CHAT COM HIN THROUGH VIA IMO CHAT OU WHATSAPP +2347039225049, e estou certo de que ele estará disposto a ajudá-lo e você

Também terá um testemunho para compartilhar. Informe as outras vítimas sobre isso.

estherrober disse...

Ervas naturais curaram tantas doenças que
drogas e injeção Não pode curar. Eu vi o ótimo
importância das ervas naturais e do maravilhoso
trabalho que eles fizeram na vida das pessoas. Eu leio
depoimentos das pessoas on-line sobre como eles eram
curado do HIV, Hepatite B, diabéticos etc por DR JOHN
fitoterapia, então eu decidi entrar em contato
o médico porque eu sei que a natureza tem o poder
para curar qualquer coisa. Eu fui diagnosticado com hepatite B para o
últimos 2 anos, mas DR JOHN me curou com sua
ervas e eu me referi a minha tia e seu marido para
ele imediatamente porque ambos eram
sofrendo de herpes, mas para Deus seja a glória,
Eles foram curados também. Eu sei que é difícil de acreditar, mas
Sou um testemunho vivo. Não há mal tentando
ervas. Ele também é um conjurador de feitiços, ele lançou feitiços para
restaurar casamentos quebrados e ele deu boa sorte
feitiços para prosperar e se destacar na vida. Entre em contato com DR JOHN por e-mail drjohnsoco@outlook.com, telefone whatsApp / + 2348078351159

Joyce Hillary disse...

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp ..... ... + 2347081986098.

Postar um comentário

Gostou do blog? Se desejar, faça seu comentário logo abaixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fale com a gente.

Para fazer contato, clique aqui