18 de out. de 2011

Correios - Dia a Dia

Amigos aprovados, convocados, carteiros, atendentes, otts e também gestores, deixem aqui sua dica, seu parecer dos primeiros dias, faça aqui seu diário de carteiro, vamos repartir nossas experiências engraçadas, tristes, irônicas, de superação, campanhas sociais realizadas onde trabalhamos(não políticas), só tem uma regra, respeito aos leitores sem palavras de baixo nível.
Obrigado.
Escreva nos comentários:

Visite minha loja virtual clicando aqui.

103 comentários:

Anônimo disse...

Vc pediu pra Josi descrever o primeiro dia dela, mas eu vou descrever o meu. Não sei, mas a minha impressão inicial não foi boa:

- Foram 27 aprovados para OTT (Salvador):
- Escolhi trabalhar no CTC
- Disseram que devido a greve iriamos pular a etapa do treinamento de 8 dias e já pôr a mão na massa.
- aletatoriamente (pra que a analise de perfl?) escolheram eu e mais 3 colegas e fomos encaminhados a subsolo (nao lembro o nome do setor)
- A atividade consistia em retirar de grandes caixas colocadas no chão conjuntos de correspondências amarradas e divididas por CDD (bairros) e coloca-las nas respecticas caixetas postas em preateleiras.
- Quando a caixeta enchia, deviamos fecha-las, colocas em outras caixas e anotar.
- O local alem de abafado (só ventiladores) era escuro e naoo nos deram luvas, já que a caixas sao ujas e empoeiradas.
- Ficamos o tempo todo em pé, curvando a coluna para pegar as correspondencias.
- O banheiro desse setor nao tem condicoes de ser usado por uma pessoa. Sujo, vasos entupidos, sem papel, sem balde...
- Enfim, achei a atividade bem insalubre.
- Conversei com a coordenadora e segundo ela durante o periodo de experiencia todos passsarao pelos diversos setores dentro do CTT, para ai sim ser definido qual a base fixa de cada um.
- Nao sei se foi a falta de costume, mas sai de lá quebrado.
- Tambem nao sei se apos a "normalizacao" o ritmo e as atividades vao melhorar. O fato que ninguem teve vida facil lá hj. Todos passaram longe daquele trabalho realizado sentado, colocando correspondencias nas gavetinhas...

Obs: muitos MOT'S (mao de obra temporaria) ainda nos setores.

CLEBER

Preparando e Agindo disse...

Cleber, eu também já fiz trabalho de OTT e quando comecei fiquei impressionado como aquelas pessoas estavam a tanto tempo fazendo este trabalho, mas varia de pessoa para pessoa a maneira de encarar os fatos, saiba que você irá conquistar seu espaço, seu respeito aos poucos. O trabalho é difícil mesmo, mas no CTE me parece pior, pois os funcionários trabalham não com cartas, mas com encomendas e malotes de até 30kg o dia inteiro(e a noite também). Tudo depende de adaptação, depois de uma semana de cansaço, seu corpo acostuma e você acabará como aqui em Porto Alegre, que apesar desse trabalho extremamente pesado, os OTT almoçam correndo para dar tempo de jogar uma partida de futebol ainda no intervalo (que disposição).
Boa sorte.

Renato Kurathowski disse...

Aqui em Porto alegre, foi bom a analise de perfil, foi na corbertura da nossa central e com vista para o rio guaiba, maravilha e o pessoal é muito gente fina todos educados e com sorriso na cara eu particularmente estou em minha melhor face profissional.

Anônimo disse...

Passada 1 semana de trabalho (literalmente, já que trabalhei sabado e domingo também), espero que suas palavras estejam certas e que meu corpo comece a se adaptar ao ritmo de trabalho.

Já estou relativamente familiarizado com o setor que iniciei (triagem de amarrado direto), bem como peguei as "manhas" da atividade. Agora aguardo o momento de poder trabalhar em outros setores dentro do CTC...

A expectativa também é que o treinamento de fato ocorra, pois, segundo nos passaram, pulamos essa etapa devido ao trabalho acumulado. Ou seja, estou aprendendo na prática, mas fico perdido com tantas siglas e abreviaturas...

Até a próxima!

PS: o que fazem no GCCAP? Na hora da escolha da vaga o pessoal do RH indicou para esse lugar o aprovado anterior a mim. Quero saber se perdir algo.

CLEBER - OTT
Salvador/BA

Preparando e Agindo disse...

GCCAP-Gerência de Atividades de Controle e Captação.
Nome bonito, né?

Anônimo disse...

1 semana e meia como OTT e já penso em ir embora.

Rafael disse...

Caro OTT que está pensando em ir embora, vai para onde? Para a iniciativa privada? Vá em frente, pois vai sentir saudades de onde estás mais rápido do que imaginas... Se não aguenta serviço pesado (mesmo este que é só no início) não vai aguentar em lugar nenhum, não desperdice essa oportunidade.

Anônimo disse...

Pois é. Quase 2 semanas como OTT no CTC Salvador, e penso em ir embora. Nao pro ramo privado, mas outro concurso que fui aprovado e aguardo as convocações. Porém salario bruto menor que nos Correios.

Não quero moleza, trabalho leve etc. Nâo se trata disso. Mas independente de salário e benefícios prezo muito pela minha saúdde físíca e mental.

Será que estamos sendo testados por causa do estagio probatorio? Ou o "peso" do trabalho se deve aos transtornos da greve?

Fato é que passar praticamente 8 horas em pé com o pescoço curvado pra baixo é complicado (sem contar se curvar pra pegar caixetas e malas dentro das CDL's). Tenho conhecimento em ergonomia e sei o quanto isso prejudicial. Os sindicatos quando das negociações com a empresa põe essas questões de lado e o foco acaba ficando em fatores econômicos. Por que nao brigar pela redução da jornada e a criaão de novos turnos, por exemplo?

Agora, Rafael, se vc me disser que a fase dificil é só início, que depois as coisas melhoram... Seria um alento.

Abraço

Rafael disse...

É que infelizmente tem "veteranos" até mesmo nas empresas públicas que gostam de fazer novatos passarem trabalho. É assim em todo lugar, mas a gente sempre pega o ritmo do serviço e as coisas melhoram, pode ter certeza. O teu caso é tranquilo, pois pode optar por outro concurso, tente nunca ir para a iniciativa privada que é um verdadeiro regime escravocrata do século 21. E nem adianta apelar muito para sindicatos, pois são compostos por alguns espertos demagogos que usam a classe trabalhadora como massa de manobra, para num futuro se elegerem em algum cargo político. Insista, aproveite que já estás garantido aí dentro, eu fiquei aqui em Porto Alegre em 195º de 194 vagas previstas no edital, agora tenho que contar muito com a sorte pra ser chamado. Força guerreiro que tu farás teu próprio caminho até tua sombra!

Preparando e Agindo disse...

Anônimo de Salvador, aguente, sei bem como é este período, vá dando uma olhada nos outros setores,veja se tem como pedir transferencia depois dos tres meses. Realmente, como disse nosso aigo Rafael, não desperdice esta chance que foi muito batalhada para conseguir, fique ai, mesmo fazendo este trabalho difícil e vá se preparando com cursos para o outro concurso que logo irão chamá-lo.

Preparando e Agindo disse...

Ontem foi meu retorno para o serviço de carteiro(2007 a 2010) de onde havia saido por ter passado em outro concurso (era um orgão corrupto que me demitiu depois de 45 dias para dar vaga aos cargos de confiança do Presidente). Depois de um ano passando certa dificuldade, consegui retornar, tinha até esquecido como era mas mal cheguei e parece que nem tinha saído, peguei o pior distrito sozinho(pis o titular torceu o pé justo ontem), já levei registrados pra rua e ainda por cima, que beleza, caiu um toró do céu, água que não acabava mais, me encharquei, molhei as correpondencias e nem consegui entregar tudo(estou distreinado), apesar de tudo, fico feliz por estar no correio pois sei que o salário, os tickets e o plano de saúde meu e de minha família estão garantidos.
Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

Valeu pelas palavras, colegas. Espero que a análise de perfil me seja util no futuro.

Boa sorte e bom retorno!

Rafael disse...

Como vai Angelo, parabéns e boa sorte nessa nova empreitada. E tu recebeste algum treinamento?

Preparando e Agindo disse...

Rafael, na reunião de assinatura do contrato informaram a todos que devido a alguns "imprevistos" o treinamento não aconteceria de imediato mas que no decorrer do trabalho seriamos chamados para o mesmo.
Eu acredito que seja até melhor passar uns dias direto na prática pois ai então teremos noção do que se fala no treinamento, ficar na teoria seria prejudicial, desde que realmente ocorra o treinamento em seguida, afinal, depois de uns dois meses não é mais necessário.

Rafael disse...

Tem razão Angelo, não tem melhor aprendizado do que a própria prática. Ainda não recebi meu telegrama, parece que cada dia equivale a um ano de espera. Mas é isso aí, como eu disse antes boa sorte nessa nova empreitada.
Obrigado.

Cleber disse...

Nós de Salvador não recebemos treinamento pelo mesmo motivo. E lá se vão 2 semanas... Fico perdido com tantas siglas e códigos. E o mais engraçado é que os veteranos lhe tratam como se vc tivesse total conhecimento de tudo.

Passado esses dias posso dizer que me identifiquei e gostei mais do setor de Pré bertura do CTC (o qual estou desde o inicio, indo para os outros apenas em ocasiões esporádicas). Angelo, será que posso solicitar ficar "fixo" nesse setor?

Abraço.

Cleber disse...

*Pré Abertura

Preparando e Agindo disse...

Cleber, estão entrando novas pessoas na empresa, então se adiante. Se gostou do setor diga ao seu coordenador ou supervisor e aos colegas que tudo irá a seu favor.

Cleber disse...

Tomara. A minha preocupação é ficar meio como um faz tudo a disposição de todos setores.

Outro aspecto é que nesse setor de pré abertura já haviamm 2 MOT's (mão de obra terceirizada) mais acostumados e entrosados com o supervisor. Ou seja, receio que haja algum favorecimento a eles...

Cleber disse...

Claro que como OTT devo estar apto quando houver a necessidade, mas é muito melhor chegar no trabalho já sabendo pra onde ir o que fazer.

Preparando e Agindo disse...

Cleber os MOTs tem prazo determinado, aproveite e aprenda com essas pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar nos correios como temporários e incentive-os a fazer o próximo concurso pois não é fácil ficar pulando de emprego em emprego. Já que eles estão indo embora, nada mais certo que ficar um concursado neste setor, se você gostou, mostre dedicação, mas também saiba que nós, novatos, até nos firmamos em uma posição de trabalho rolamos um pouco, mas tudo é questão de conversar e entrar em acordo.

Rafael disse...

Não dá para se basear muito na "vida curta" dos MOTs, pois parece que não está sendo bem assim não, o contrato com essa terceirizada foi renovado por mais um ano há poucos meses atrás, e há carteiros que estão dizendo que pra cada um concursado que entra entram dez MOTs (hiperbolicamente falando, claro, mas sabe como é...). A ECT não conseguiu privatizar (ainda) e em compensação faz isto.

Cleber disse...

Verdade, Rafael. O que percebi aqui é que a maioria dos MOTs já são praticamente veteranos, pois há sempre a renovação do contrato.

Rafael disse...

Salve salve para todos! Estava conversando hoje com um motoqueiro dos correios no CDD do lado da minha casa e ele me informou que nesta unidade estão dispensando os MOTs, e acredita que seja assim no geral. Bom, espero que seja isso um prelúdio para boas notícias...

Anônimo disse...

Angelo OTTs podem trabalhar em CDDs?

Preparando e Agindo disse...

Sim, no setor de registrados, mas estas vagas geralmente são preenchidas com carteiros reabilitados, ou seja, aqueles que já não tem mais condições físicas de fazer entregas na rua. Salvo alguns poucos Cdds no Brasil, acho pouco provável que os novos Otts assumam estas posições, mas nada impede de pedir transferência e tentar após três meses de empresa.

Anônimo disse...

Hum.. Tem um cdd no meu bairro. Acho que vou tentar.

Claudio Rattes disse...

Oi Ângelo.Me tira uma duvida.Recebi o telegrama para comparecer com os documentos dia 11/11 as 8:30.Neste dia já começo a trabalhar?como foi para você? É que ainda preciso me desligar de meu atual emprego.Obrigado

Cleber disse...

Nao, Cláudio. Neste dia você entregará a documentação e será informado dos locais para a realização dos exames admissionais. Provavelmente devem lhe entregar uma ficha com uma especie de cronograma das próximas fases (análise de perfil, assinatura de contrato, treinamento etc.)

Aqui em Salvador foi assim e eles recomendaram nos desligarmos do atual trabalho somente após o resultado dos exames.

Abraço.

Preparando e Agindo disse...

Claudio, segundo informações internas, você pode vir, entregar os documentos, se já assinar o contrato já começa a trabalhar no dia seguinte, se tem vinculo com outra empresa não se preocupe, pois poderá assinar com o correio e só depois desligar-se da outra empresa. Eu levei os documentos e depois de uma semana que assinei e comecei a trabalhar, mas tem lugares que já é mais imediato, depende da necessidade e tempo disponível para isso. O ideal é ligar para o rh de sua região e perguntar, geralmente são bem atenciosos e respondem aos questionamentos.
Boa Sorte, seja bem vindo.

Preparando e Agindo disse...

Concluindo, eu já estava com os exames todos ok e apto.

Preparando e Agindo disse...

Hoje comecei o treinamento para carteiro, trabalhei no cdd pela manhã e fui para o prédio sede as 13h. O treinamento terá a duração de 8 dias úteis, ou seja de hoje até o dia 14/11. Começamos assistindo um vídeo, sabendo quem foi nosso primeiro carteiro(foi Paulo Bregaro, que levou para o príncipe D. Pedro as notícias de Portugal que culminaram com a Independência do Brasil),e assim continuaremos esta história e conheceremos o cte e o ctc na próxima semana. Acredito que este é um treinamento demorado mas muito útil do ponto de vista de conhecimento da empresa, claro, na prática é um pouco diferente, mas enfim, é válido.

Claudio Rattes disse...

Pessoal obrigado pelas respostas.Estou ansioso para começar.Valeu.

Cleber disse...

Após 2 semanas e meia de trabalho, finalmente na ultima quinta-feira começou o esperado treinamento.

Infelizmente, o que temos constatado é que a prática está muito distante da teoria. Procedimentos que não são cumpridos, estrutura e condições de trabalho fora do exigido, pausas para descanso inexistentes etc. Essa é a realidade no CTC/CTE Salvador! Enfim, o que vimos nos slides e textos não se aproxima do que vivenciamos ao longo de 15 dias de prática.

Até a próxima.

Anônimo disse...

Iniciando como carteiro encontrei muitos pontos negativos como por exemplo o gerente insistir que seremos avaliados nestes 3 meses com o risco de ser dispensado... Caramba! Nem deram treinamento direito, o que fizeram foi colocar a gente para trabalhar alegando ser um mutirão por conta da greve. Aonde estou eles simplesmente não ensinam passo a passo, apenas apontam o que fazer sem muitas explicações...

Cleber disse...

Pois é. Aqui no CTC Salvador também ouvi relatos de colegas sobre "gestores" fazendo o mesmo tipo de pressão psicológica...

Lamentável como pessoas sem nenhum perfil são escolhidas para serem gestores.

JLFJ disse...

Aqui tô com uma dúvida meio infantil mas né..
Estou esperando a minha convocação ainda aqui na macro-região de montes claros está havendo o treinamento até o 38° colocado que foram chamados e estou em 47°, pois é mas minha dúvida é pq tenho o cabelo grande na altura dos ombros e fico com medo de isso impedir na minha contratação por conta de alguns preconceitos, você acha que posso deixar de ser contratado por conta disso ?

Preparando e Agindo disse...

Não, no correio não tem esse problema de ter que usar o cabelo assim ou assado, ou andar sempre barbeado, sem brinco. Não há esse tipo de preconceito aqui, felizmente.

Rafael disse...

Ainda bem que não tem esse problema de estética, ainda mais pra mim que tenho cabelo comprido e barba, hehe, mas se fosse o caso não me importaria em cortá-los. E JLFJ, quando pedirem as fotos 3x4, as orelhas tem que aparecer na foto.

Anônimo disse...

Olá! Passados 45 dias de trabalho, parece que na proxima semana será realizada uma avaliação (minha e dos correios) para posterior prorrogação do contrato.

Parece também que serei transferido pra outro setor. Até o momento estou trabalhando na pré-abertura de carga, atividade meramente braçal e feita 100% em pé: abertura de CDL's, transferência de caixetas entre CDL's, movimentação de carga com paleteira etc.

Será que finalmente passarei a trabalhar com a triagem de cartas? Afinal, durante o curso, sempre que o orientador se referia ao CTC só mencionava a triagem, como se não existissem outras atividades. Segundo outro orientador, as atividades que nao dizem respeito à triagem de cartas, ou seja, as mais braçais, seriam realizadas apenas pela mão-de-obra terceirizada.

Angelo, saberia me dizer algo a respeito? Passado o periodo de experiência trabalharemos efetivamente com a triagem propriamente dita? Ninguem aqui nos informa nada sobre isso...

Abraço!

CLEBER (OTT / Salvador)

Anônimo disse...

Eu comecei no dia 31/10 no cdd,sem treinamento tambem, fui 3 dia para a rua com um carteiro veterano, depois me colocaram em um distrito onde o carteiro estava de licença saude a 4 meses, havia mais de 20 caixas paradas, fiquei o mes inteiro sem nenhum apoio praticamente só, mas assim que chegou o carteiro do distrito colocamos em dia em uma semana....dizem que nosso treinamento sera em janeiro....

Voce sabe me dizer algo sobre o vale-drogaria??? abraço

Preparando e Agindo disse...

O vale-drogaria , me parece ainda está em estudo, mas é para que os funcionários comprem com descontos ou participação da Empresa no pagamento, barateando bastante o custo de alguns tipos de medicamentos, claro que deve ser via farmácias credenciadas e com autorização do Departamento médico do Correio, o ideal para ter todas as informações e pegar com seu supervisor o telefone do setor de benefícios, ai você poderá ter uma resposta precisa.
Obrigado.

Preparando e Agindo disse...

Cleber (Salvador), Veja bem, sei que você está ansioso para fazer outra atividade, pois não está muito feliz com o que está fazendo, entendo, porém tente saber se no setor de triagem manual não são só os reabilitados que trabalham, e uma dica, tente ter um bom relacionamento com seu gestor para poder questioná-lo sobre estes assuntos, e diga que você gostaria de experimentar outros setores tambem. O que vejo aqui no CDD é que estão colocando os novos fixos em um unico lugar para poder facilitar a avaliação, para ter uma referência, entende? De qualquer forma, converse com colegas, veja onde sempre tem alguém faltando e sugira que você pode assumir aquele lugar, isso é aproveitar as oportunidades, azar de quem as desperdiça.
Boa Sorte Amigo.

Claudio nRattes disse...

E Ai Ângelo.Bom depois de muita expectativa finalmente comecei a trabalhar.Estou na unidade da protásio desde o dia 17 de novembro. Comecei ficando com um carteiro mais experiente no seu distrito e no incio da semana passada assumi o meu próprio. No Inicio tudo parece difícil ,novas tarefas e detalhes a aprender,mas aos poucos vamos nos adaptando a nova rotina.Resumindo...para mim esta ótimo este novo trabalho.Mais uma vez agradeço ao seu blog pelas informações.Um abraço

Preparando e Agindo disse...

Obrigado Claudio, é assim mesmo, tem pessoas que enfrentam as dificuldades com mais facilidade e outras demoram um pouquinho pra assimilar este novo trabalho, boa sorte nesta jornada, qualquer dia no vemos por ai em algum empréstimo de carteiro, um abraço.

Rafael disse...

Saudações Angelo e todos os amigos do blog! Hoje tive meu primeiro dia de trabalho no cdd de Alvorada e minha primeira impressão foi ótima, tanto chefia, colegas, ambiente de trabalho, material, infra estrutura, tudo. Todo mundo nota dez, a carteira que está me treinando é uma pessoa incrível, uma verdadeira mestra. O distrito que estou fazendo é do algarve, o único incoveniente é que a maioria das ruas não tem identificação, por isso terei de decorar as ruas, em quinze dias ainda, pois minha treinadora vai sair de férias e parece que vou assumir o distrto. Por hora é isso, um abraço a todos e um bom serviço!

Anônimo disse...

Puxa vida, aki na minha cidade, dois funcionarios temporarios foram contratados essa semana, to chateado com isso, enquanto isso ninguem do cadastro de reserva foi chamdo, muita sacanagem com quem fez a prova

Preparando e Agindo disse...

Rafael, parabéns, é isso mesmo, sempre muita motivação e otimismo, trabalho é trabalho e não devemos nos deixar influenciar por alguns indivíduos negativos, é com esse pensamento e um pouco de visão que se deve trabalhar.

Preparando e Agindo disse...

Anônimo, eu também acho isso uma injustiça, será que cabe uma visita no ministério público para eles verem o que está acontecendo? Pense nisso, aqui no sul me disseram que os contratos foram todos cancelados, no resto do brasil é diferente?
Estou fazendo as perguntas pois não tenho as respostas, me desculpe, boa sorte.

Rafael disse...

Valeu Angelo, me esqueci de comentar que estou chegando um pouco cansado em casa devido ao excesso de trabalho, mas esse detalhe é relevante pois estou muito motivado com essa função que até esqueço da canseira. Acredita que hoje fui entregar um registrado para uma senhora e ela se emocionou quando recebeu, pois disse que estava esperando com ansiedade pelo pacote. Três dias de trabalho e já tenho história para contar...
Um abraço!!!

Anônimo disse...

Rafael, aguardo ansiosamente a minha vez de contar essas histórias. Rodrigo-To

Rafael disse...

Sei bem como é isso, Rodrigo-To. O segredo é não ficar apenas esperando pelos Correios, continue tocando a vida, trabalhe em outras coisas, estude, quando menos esperar chega a convocação, se fizer isso talvez tu estejas em uma situação até melhor.

Anônimo disse...

Falando nisso, esses dias um colega faltou e fui entregar seu distrito, um destinatário preguntou por uma encomenda que vinha dos EUA e estava esperando desde agosto de 2010, eu disse a ele que geralmente não vem registrado quando é de fora, só em alguns casos, e que não temos como pesquisar algo não registrado, ele ficou triste pois até já havia feito o pagamento e pela conversa nós dois concluímos que já era, que se perdeu no fluxo em algum lugar, bem, infelizmente o prejuízo era certo, mais de U$300,00. Cheguei no CDD aquele dia e resolvi dar uma olhada naqueles carrinhos cheios de encomendas (pós-greve) e veja só, encontrei o pacote do rapaz, no outro dia levei e o cara ficou tão feliz que queria me pagar, eu disse que não precisava e pedi se ele me arrumava uma água bem gelada, foi o suficiente. Missão cumprida.

Preparando e Agindo. Angelo

Rafael disse...

Essa história é bacana.

Rafael disse...

Nossa... Aquela Alvorada está um caos... Começo todo dia cedo e saio todo dia tarde. Chego tão cansado que só quero saber de água e cama. Mas ainda assim prefiro isso do que a situação em que me encontrava antes, desempregado numa situação meio ruim. Eu acredito que a situação do serviço vai melhorar com a chegada minha e do pessoal novo, pois me empenho todo dia pra isso. O meu distrito tem suas compensações, por exemplo, as mulheres sempre me oferecem água gelada e sucos, as vezes ganho até refrigerante. A maioria dos homens não dão nada e ainda comentam de como está calor, heheh, mas por mim, tudo bem. Um abraço!!

Anônimo disse...

GLORIAS A DEUS RAFAEL !!!! OS QUE RECLAMAM DOS CORREIOS E PORQUE NÃO SABEM DAR VALOR AO SERVIÇO.
RODRIGO-TO

Cleber disse...

Próspero ano a todos colegas!

Preparando e Agindo disse...

Que em 2012 nossos sonhos se realizem, os meus já estão acontecendo, planeje-se também, não gasta mais do que pode, cuide de sua alimentação (o plano de saúde do correio é bom, mas depois que estivermos com algum problema sério não tem plano que resolva) participe da ginástica laboral, tente dormir bem e siga sempre estudando para alcançar objetivos materiais, fora esses, procure ter amigos por perto e valorizar as pessoas que te querem bem, pois essas sempre te darão a mão ou uma palavra amiga. Neste ano que passou, tive muitas dificuldades e pude avaliar pra quem andei dando atenção, faça o mesmo, valorize inclusive o emprego que tem agora, chega de enviar currículos e entrar em filas e disputar vagas, chega de ir no mercado e passar o cartão de crédito pro mês que vem, nosso salário não é muito alto mas já dá uma base pra sobrevivência e luta neste pais desigual.
Tenham todos um ótimo ano.

Anônimo disse...

Angelo, meu estado ( Tocantins ) e dividido em 3 região: Palmas,Araguaina e Gurupi. Eu fiz para região de Gurupi onde minha cidade, Paraiso, faz parte.Fiquei sabendo que tem 3 vagas na minha cidade liguei na regional de Palmas e eles me disseram que tem 3 carteiros que ja tinham pedido transferencia, ai pergunto,nao seria a vez dos cr.Pode isso? sou 2º no cr e achei que seria eu o contratado. Oque vc acha?

Anônimo disse...

Bem se há pedido de transferência, acredito que este prevaleça sobre os CR, mas abre vagas do lugar de onde eles vieram, entende, sei que ficamos impacientes e nos sentimos injustiçados mas sua vez vai chegar, ainda há tempo, espero que apareça uma vaga pra você, boa sorte.

Angelo

Anônimo disse...

Boa noite, Colegas !

preciso de uma opinião de vocês

Passei no correio para carteiro, aqui no paraná-londrina, e estou no cadastro de reserva, mas já fiz todos os testes, o exame e passei , a médica me disse que estou apto. Nos comunicaram antes dos examens que além das 34 vagas oferecidas no edital, mais 18 seriam liberadas assim que brasilia assina-se, estamos todos aguardando ansiosos e aflitos, pois na internet fala-se em novo concurso para 2012, será possível isto, depois de todo o sofrimento e luta eles abrirem um novo concurso aonde tem reservas e aptos. creio que se acontecer isto o negócio é entrar na justiça.

Anônimo disse...

Se já fizeram até exame médico, fiquem tranquilos que logo chamam vocês.

Preparandoeagindo.

Anônimo disse...

Bom dia a todos

Sou do estado do Rio de Janeiro fiz para regiao de Volta Redonda, onde inicialmente foram oferecidas 10 vagas, sendo que foram chamados 12 até agora e 3 ficaram reprovados nos exames medicos, estou no cadastro de reservas fiquei 28 posiçao sera que consigo uma oportunidade

Anônimo disse...

Angelo, vc tem conhecimento se alem do RI existe possibilidade de um OTT com graduação e pós-graduação ser indicado pra atuar em outra atividade (suporte ou admnistrativo), mantendo-se o cargo de agente de correios?

Anônimo disse...

Olá amigos,

Sou o segundo colocado da minha região, porém, cadastro reserva. Na verdade, eu nem queria começar antes do carnaval, até porque eu tenho outro emprego e este só me desvincularei sem prejuízo para ambas as partes em março. Estou ansioso para ter notícias sobre contratação de CADASTRO RESERVA, pois até agora não soube de nenhuma região contratando. Sei que aqui tem uns terceirizados, e já estou pensando em acionar p ministério público pra averiguar a situação, mas isso só depois do carnaval. Abraço e bom trabalho a todos.

KING

Preparando e Agindo disse...

Anônimo, sobre o RI, troca de função, a maneira certa disso acontecer é atraves de RI, é extremamente raro alguem trocar de função sem RI, fique atento, existe um boato de que quem deseja fazer ri pra supervisor tem que fazer um curso on-line que a empresa irá disponibilizar em breve e contará muitos pontos para um desempate, para a empresa não importa muito se tem graduação, pós- ao menos é o que parece- mas se você fizer um RI aí sim terá vantagens como pontos em cima de quem não tem. Como acredito que os Correios estão crescendo, fique ligado na intranet e leia os boletins.

Anônimo disse...

Angelo. Estou trabalhando no CTC e durante o periodo de experiencia peguei 2 nfecções nos olhos por conta de relação alérgica a poeira das cartas, caixetas, malas etc. Nesse periodo apenas me consultei, usei colirio e nao pedi atestado. Tive medo de prejudicar meu contato futuro.

Agora passado os 90 dias a conjuntivite alergica continua e fui numa clinica usando o plano de saude. Apos exames a medica emitiu um relatorio indicando uma ceratoconjuntivite alérgica severa e a impossibilidade de trabalhar em ambiente quente e empoeirado como o ctc que estou lotado.

Pergunto se após passar pelo médico do trabalho dos correios há possibilidade de trabalhar em outro setor ligado ao ctc (ou qualquer outra area). Ou minhas opçoes serão sair dos correios ou conviver a base de colirios???

Grato!

Obs: Desculpe pela pergunta que foge um pouco do tópico e talvez também do seu conhecimento.

CLEITON

Anônimo disse...

Angelo, quando o carteiro sai de ferias ele recebe so o salario "seco" ou recebe vale alimentaçao tambem?

Anônimo disse...

A imprensa divulgou que o governo cortara do orçamento de 2012, 70 bilhoes isso atrapalha as contrataçoes dos correios?

Anônimo disse...

Claiton, você já passou do contrato, ou seja você trabalha bem e os seus gestores ficaram satisfeitos com seu trabalho, o próximo passo agora é ver o que o médico do trabalho do Correio irá determinar, pois é ele que poderá exigir uma transferência, sair dos correios por isso não deve nem passar pela sua cabeça. Quanto a trocar de setor, converse com seu gestor e mostre a ele seu problema sempre que aparecer.

Angelo

Anônimo disse...

Férias, quando o carteiro sai de férias recebe tudo, inclusive o V.A., é da seguinte maneira, recebe o normal do mês mais 70% (na iniciativa privada é 30%) e quando volta, recebe um salaria outra vez e pode parcelar em 5 vezes (na iniciativa privada nós voltávamos zerados).

Quanto a cortes no orçamento, todo ano tem.

Angelo

Anônimo disse...

VALEU ANGELO!!!

Anônimo disse...

Amigo Angelo;

Gostaria de compartilhar minha experiencia com os demais colegas e, trocar informações, caso alguém também tenha partilhado da mesma situação.

Fui aprovado no último concurso e trabalhei nos Correios por 1 mês e 22 dias. Felizmente, já estava aprovado em outro concurso e fui chamado, motivo pelo qual abandonei o cargo.
No entanto, para minha surpresa, ao pedir demissão tive de pagar uma multa contratual que de quase mil reais, referente à quebra do contrato de experiencia. Fiquei um tanto indignado, visto que trabalhei quase um mês de graça por conta da referida multa. Gostaria de saber se existem outros casos semelhantes e se isso é de praxe nesta empresa mesmo.
Digo que já procurei o sindicato da categoria, mas infelizmente estou aguardando uma resposta há 3 semanas...

Grande abraço!

Anônimo disse...

Obrigado Angelo. Amanha (25/01) vou pra revisão no oftalmologista. Espero estar tudo bem com os olhos (pelo menos a vermilhidão e inchaço cessaram).

O setor de saude marcou consulta com o médico do trabalho no dia 27/01. Agora é aguardar...

Abraço a todos.

CLEITON

SUGESTÃO: criar um tópico sobre os terceirizados (MOT's) nos CTC's.

Anônimo disse...

Ola angelo td bem ???
Fui contratado dia 10 de janeiro e abri a minha conta bancaria essa semana, e preciso receber, mas como nao tenho cartao ainda, gostaria de saber se tem oyutra maneira deu receber o pagamento, desde ja agradeço, forte abraço e parabens pela iniciativa de criar esse blog que ajuda tanta gente !!!!

Anônimo disse...

Vc e de que regiao? era cr ou vagas imediatas?
queria saber so pra ter esperança, sou cr.

Anônimo disse...

Notícias
Release 24/01/2012 - 17:24
Correios comemora em 25 de janeiro o Dia do Carteiro
Cinco mil novos carteiros foram chamados só em 2011

Os Correios comemoram nesta quarta-feira (25) o Dia do Carteiro. A data remonta ao período Brasil Colônia, em 1663, quando foi instituído o Correio-Mor. Em todos os Estados, diversas atividades marcam a data. Os carteiros hoje somam 60 dos 115 mil empregados da empresa. Só no último concurso público, realizado em 2011, foram chamados mais de cinco mil novos carteiros.

Distribuição – Os carteiros são os principais agentes do processo de distribuição de cartas e encomendas. No mês passado, o Ministério das Comunicações editou portaria que estabelece metas de ampliação do serviço de distribuição. Hoje 82% da população conta com a distribuição postal externa (o restante tem acesso às suas correspondências em agências próximas); nos próximos quatro anos, essa porcentagem deverá chegar a 85%.

A ECT investiu R$ 93,6 milhões para aquisição de mais de 6 mil veículos, entre motocicletas, furgões e caminhões, modernizando a frota utilizada na distribuição de 35 milhões cartas e encomendas por dia em todo o Brasil.

Além da distribuição das correspondências, são eles os responsáveis pela difusão de importantes campanhas governamentais de conscientização da população: combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea, entre outras.

A partir deste ano, outra grande ação de cidadania terá a participação dos carteiros. Todos os pacientes que passarem pela rede hospitalar pública receberão, em casa, uma carta-resposta, batizada de Carta SUS, para que avaliem o atendimento recebido. A Carta SUS, que será entregue pelos Correios, terá porte-pago, ou seja, seu envio não terá nenhum custo para o usuário.


Envie esta notícia para um colega:
ANONIMO-TO

Preparando e Agindo disse...

Resposta sobre quebra de contrato, amigo que pediu demissão por ser chamado em outro concurso, primeiro, parabéns, espero que seja pra melhor, quanto a quebra de contrato, infelizmente é assim mesmo, a empresa tem direito de ser ressarcida pelo período que faltou para completar o contrato, além disso o valor dos tickets já recebidos e também do transporte, mas bola pra frente, agora está em um novo emprego e se Deus quiser estes mil nem lhe farão falta. Boa sorte.

Preparando e Agindo disse...

Pagamento sem cartão, você poderá sacar direto no caixa do banco somente levando sua carteira de identidade, enquanto não chega seu cartão.

Anônimo disse...

Angelo,

Sobre a ceratoconjuntivite alérgica que comentei anteriormente, após consulta com o médico do trabalho o mesmo informou que deverei ser encaminhado para comissão de reabilitação onde avaliarão a possibiidade de me alocarem em outra área. Será que é um processo demorado?

Nao quero ficar sem trabalhar (como foi a sugestão dele me afastar temporariamente pelo INSS enquanto se resolve a questão). Até porque receberei menos que o normal.

CLEITON

pauloveiga disse...

Olá internautas frequentadores desse blog ,

Acabei de passar no contrato de 3 meses nos correios, fiquei lotado no cdd centro de Porto Alegre, no qual os colegas dizem ser o melhor local para trabalha e estou um pouco decepcionado com meu nome ser colocado numa lista de transferência.
Acho injusto em relação aos outros aprovados com colocação pior que minha no concurso .
Penso assim , se o colega que passou na posição 198° escolheu onde queri ficar lotado eu que fiquei em 13° vou ser transferido para um local no qual não escolhi , Estou muito decepcionado com isso e as vezes penso em pedir "baixa".
abraço a todos

Cleber disse...

Pois é. Penso que o correto seria escolher, como foi no meu caso como OTT.

Anônimo disse...

Cleiton, acredito que agora não seja muito demorado, mas veja pelo lado positivo, talvez voce vá para uma área mais leve e tenha forças para estudar para outros concurso, quanto ao salário diminuir, não acontece, no máximo ira perder os 100,00 que OTTs recebem.




Paulo, não desanime,quantos estão na lista de transferencia, muitos?

Anônimo disse...

Valeu angelo. Abraço.

CLEITON

Anônimo disse...

Algúem sabe informar a partir de quanto tempo de empresa é possivel solicitar um empréstimo ao POSTALIS?

Anônimo disse...

Amigo, pode citar vantagens e desvantagens da função de atendente comercial?

Valeu

Preparando e Agindo disse...

Postalis, entre no site e faça uma simulação, lá tem todas as informações, acredito que seja 6 meses.

Vantagens para trocar de carteiro para atendente: trabalhar no ar condicionado, sem enfrentar chuva, frio, calor, cachorros, peso no lombo, ganha quebra de caixa em torno de 150,00. se trabalhar em agencia com Banco postal o valor é maior. Existem muito mais possibilidades de crescer para atendente do que pra carteiro(O carteiro só pode fazer RI para area operacional, enquanto o atendente tem varias areas na administração).

Desvantagens para trocar de carteiro para atendente, horario fixo, ou seja se terminar mais cedo não vai embora. Perde os 30% na remuneração, tem que se tornar um vendedor de carnês, tele-senas, etc...(se tiver talento ótimo)

Ou seja, se você é novo na Empresa e tem habilidades para esta função, então seja atendente e se puder escolher, escolha afgencia com banco postal.


Atenciosamente

Angelo.

Anônimo disse...

Valeu. Perguntei pq sou OTT e talvez seja reabilitado para atendente. Como não tenho muito conhecimento da função, resolvi perguntar.

O médico indicou pra trabalho interno nas agências caso não haja vagas nos guichês. Existe essa atividade?

Anônimo disse...

Qual a rotina de um atendente comercial?

CLEITON

Rafael disse...

Olá Angelo e pessoal do blog, hoje (12/03) completei os 3 meses de contrato no cdd alvorada, e acho que me aprovaram, já que não me falaram nada. Os 3 meses pareceram 3 dias de tão rápido que foram. Mas apesar disto coisas de grande escala aconteceram, como os dois princípios de incêndio, LOEC's feitas à mão, paralisações, e a mudança de prédio, bem maior e melhor. Teve também o curso de capacitação de carteiros, no qual eu sentei próximo a janela com vista pro guaíba, não prestei atenção nas aulas e nem falava nada pois a minha experiência de outras caminhadas me ensinou que a teoria é bem diferente da prática e também o rio guaíba me levava a pensamentos tão distantes... Acabei passando com nota mínina (7) mas nem me preocupei com isso. Agora é esperar pra ver o que vem daqui pra frente. Valeu! Um abraço!!

Preparando e Agindo disse...

Quanto tempo Rafael, felicidades.O melhor agora é dedicar-se ao trabalho mas sabe, com calma, pois não somos super-carteiros. Também digo que sempre devemos estudar e fazer novos concursos.

Rafael disse...

Obrigado, Angelo. É isso mesmo que farei. Sempre que tiver novidaes passarei por aqui.

Anônimo disse...

Qual distancia maxima que os correios pagão vale-transporte?

Rafael disse...

Não é por distância mas sim por valor, parece que são até R$ 588,00.

Anônimo disse...

Prezados colegas, alguém poderia informar quanto recebe um OTT e um atendente?? Tipo o salário total....( salário + benefícios....)agradeço desde já e força para todos!

Anônimo disse...

Qual o periodo de treinamento de um carteiro recem contratado?????????

Preparando e Agindo disse...

Este ano a empresa adotou 1 semana de treinamentos no inicio do concurso, agora, como estão entrando um ou outro carteiros em vários polos diferentes, talvez o treinamento já seja na prática.

Anônimo disse...

Fiz o concurso para regional de goias e tocantins, mas moro em anapolis-go,gostaria de saber se vou trabalhar na minha cidade ou vou ser designado para outra cidade?? Agradeço a atençao

Preparando e Agindo disse...

A princípio a vaga deverá ser preenchida na região para onde foi prestado o concurso, podendo o candidato escolher apenas se forem disponibilizadas várias vagas e se Anápolis faz parte da sua região talvez você tenha sorte. Ou talvez tenha que alugar um local para morar, o ideal é já pesquisar.

Preparando e Agindo disse...

blog reativado, visite.

Unknown disse...

teste fisico em abril to anciosa demais!!
Raquel-tocantins

Preparando e Agindo disse...

Raquel tenha calma, o importante é estar segura e preparada, boa sorte.

Unknown disse...

estou tentando manter a calma
me preparando estou tentando pois já me mandaram o telegrama muito proximo do dia nem esperava que fosse chamada já estava me preparando pra prova escrita do proximo concurso, estou fazendo o possivel pra conseguir..

Postar um comentário

Gostou do blog? Se desejar, faça seu comentário logo abaixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fale com a gente.

Para fazer contato, clique aqui